Ministério das Relações Exteriores
Política

Angola e Moçambique reforçam cooperação


Durante a sua estada na capital moçambicana, o Chefe da Diplomacia angolana manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo, José Condugua António Pacheco, com o qual analisou questões sobre a situação política, económica e social dos respectivos países, bem como assuntos regional e internacional de interesse comum.



O Ministro das Relações Exteriores deslocou-se à Moçambique a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Condugua António Pacheco.



No que se refere a preparação da visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, os dois interlocutores acordaram continuar a trabalhar a nível dos canais diplomáticos para encontrar uma data que favoreça as agendas dos dois chefes de Estado (de Angola e de Moçambique).



A visita serviu igualmente para conversações oficiais entre as delegações de Angola e de Moçambique, tendo ambas reiterado a vontade de dinamizar e reforçar a cooperação bilateral, fundamentalmente nos sectores político e diplomático; defesa e segurança; económico e financeiro; bem como recursos minerais e energia.



Os sectores dos transportes e Comunicações; obras públicas, habitação e recursos hídricos foram também aflorados na mesa de conversações entre as duas delegações.



No final, ambas as partes reconhecem a importância do envolvimento do sector privado na cooperação, como factor catalisador das relações económicas entre os dois países, na base de parcerias e responsabilidades partilhadas, em prol do crescimento e desenvolvimento sustentável.



A este propósito, acordaram em trabalhar conjuntamente com vista ao reforço da posição dos dois países nos contextos regional, continental e internacional, em particular, no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da União Africana e da Organização das Nações Unidas (ONU).



No final, o Ministro Manuel Augusto convidou o homólogo moçambicano, José Condugua António Pacheco, a visitar Angola, ao que prontamente aceitou.