Ministério das Relações Exteriores
Governo

Angola e Bélgica relançam cooperação

O encontro do Presidente da República de Angola, João Lourenço, com o Rei Filipe da Bélgica marcou de forma simbólica o relançamento da cooperação entre os dois estados membros das Nações Unidas.

No seguimento dos contactos entre entidades dos dois países, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Didier Reynders, recebeu o homólogo angolano Manuel Augusto.

O encontro fez parte da visita à Bélgica do Presidente da República, João Lourenço, teve lugar depois das conversações entre o Chefe de Estado angolano, o Rei Filipe e o Primeiro-Ministro, Charles Michel.

Durante a visita da delegação angolana, o Presidente João Lourenço falou aos empresários belgas da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura-África-Caraíbas-Pacífico (ACP), convidando-os a investir no país.

O Chefe do Executivo angolano também visitou o porto de Antuérpia, assim como o sector dos diamantes, o que demonstrou a vontade de ambos países em aprofundar as relações económicas.

Os ministros discutiram questões regionais e internacionais. Saudaram o reforço da integração e expressaram o seu apoio ao multilateralismo.

A abordaram a situação na República Democrática do Congo (RDC), no Burundi e no Golfo da Guiné.

No que diz respeito à RDC, reafirmaram a importância da realização de eleições credíveis, livres e transparentes a 23 de Dezembro de 2018 nos termos do acordo de São Silvestre e do calendário eleitoral aprovado para o efeito.

Os chefes das diplomacias de Angola e da Bélgica saudaram o compromisso da região e as mensagens concordantes entre, a União Africana, as Nações Unidas e a União Europeia.

No decurso da visita presidencial, os ministros assinaram um memorando de entendimento sobre a realização de consultas políticas bilaterais.

Tal demonstra a disposição de fortalecer as relações entre os dois países no plano político, económico, regional e multilateral.

Presidente parte para Luanda

O Presidente João Lourenço embarcou na madrugada desta quarta-feira 6, de Bruxelas, na Bélgica, para a capital angolana, a cidade de Luanda, onde deverá chegar às primeiras horas de quarta-feira 6.

Empossado em Setembro de 2017, João Lourenço realizou uma digressão que o levou à República de França em visita de Estado de três dias.
Posteriormente, o Chefe de Estado efetuou uma visita oficial ao Reino da Bélgica.

Em França, no âmbito da missão de Estado, os dois países assinaram vários acordos de cooperação, com realce para os domínios da Defesa, Agricultura e Formação de Quadros.